Ópera inédita em homenagem ao missioneiro Jayme Caetano Braun será apresentada no Recanto Maestro

Ópera inédita em homenagem ao missioneiro Jayme Caetano Braun será apresentada no Recanto Maestro

Foto: Vitória Proença (Divulgação)

A região de Santa Maria vai receber uma homenagem inédita ao centenário do missioneiro e payador Jayme Caetano Braun (1924–1999). A ópera Em Busca das Paisagens Perdidas, assinada pela Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS), terá única apresentação no sábado, 1º de novembro, às 19h30min, no Palco Bell’Anima, no Recanto Maestro, entre os municípios de Restinga Sêca e São João do Polêsine. Ingressos no sympla.com.br. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Um dos grandes poetas regionalistas do Sul,  o homenageado deixou um legado inestimável, atravessando todas as fronteiras, em especial para o Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia. Ao longo de sua carreira, lançou diversos livros como Galpão de Estância, Brasil Grande do Sul, Paisagens Perdidas, De Fogão em Fogão e Potreiro de Guachos. Também deixou sua marca na discografia, e entre seus álbuns estão Payadas, Troncos Missioneiros e Payador.


O espetáculo integra o projeto Ópera e Formação, e é a primeira ópera contemporânea encomendada pela CORS. A montagem propõe uma jornada sensorial que resgata as paisagens e memórias do Sul. Segundo o presidente da companhia, Flávio Leite, o projeto busca aproximar o público da ópera ao mesmo tempo em que valoriza figuras marcantes da cultura gaúcha:


– Lembrar Jayme Caetano Braun, às vésperas dos 400 anos das Missões Jesuíticas, é falar sobre nossa terra e nossos personagens por meio da arte. 


Integração com filarmônica da região 

A obra é uma criação do compositor Vagner Cunha, com libreto de Renato Mendonça e direção cênica de Carlota Albuquerque, e conta com coprodução da Filarmônica Ontoarte Recanto Maestro (Forma). A direção musical e regência são do maestro André dos Santos

Foto: Vitória Proença (Divulgação)

.No palco, quem interpreta Jayme Caetano Braun é o cantor nativista Pirisca Grecco, acompanhado por artistas do canto lírico como as sopranos Carla Maffioletti, Eiko Senda, Elisa Lopes e Raquel Fortes, além da contralto Luciane Bottona, do tenor Maicon Cassânego e do baixo-barítono Guilherme Roman. A bailarina Emily Borghetti dá vida à personagem “A China”.


Em Busca das Paisagens Perdidas – ópera em homenagem a Jayme Caetano Braun

  • Onde: Palco Bell’Anima (Rua Oniotan, s/n, São João do Polêsine – Recanto Maestro)
  • Quando: Sábado (1º), às 19h30min
  • Ingressos: R$ 80
  • Vendas:sympla.com.br ou, no dia da apresentação a partir das 19h, no Palco Bell'Anima 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brinquedos ganham nova vida com projeto social em Santa Maria Anterior

Brinquedos ganham nova vida com projeto social em Santa Maria

Últimos dias para se inscrever na 32ª Tertúlia Musical Nativista Próximo

Últimos dias para se inscrever na 32ª Tertúlia Musical Nativista

Cultura